quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CRÍTICA: “Os fãs mais fervorosos vão elogiar a calmaria proposta pelo diretor David Yates”, afirma G1

CRÍTICA: “Os fãs mais fervorosos vão elogiar a calmaria proposta pelo diretor David Yates”, afirma G1


mais uma crítica brasileira! O site G1 divulgou hoje a sua análise de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1, escrita por Gustavo Miller. O jornalista coloca ênfase no tema adulto que o filme tem e garante que deixou de ter o público infantil como alvo. Você pode conferir um trecho da crítica logo abaixo e ela completa em “Leia o resto desta notícia”. ATENÇÃO: contém spoilers.



“Comparar aliás “Relíquias da Morte” com seus antecessores é ver a clara evolução que a série ganhou desde 1999. A trama, assim como os personagens, amadureceu e isso é refletido dentro do filme, não apenas superior aos outros esteticamente, mas também de roteiro e atuações. Nunca o trio de amigos esteve tão confortável em seus papéis e Radcliffe chega a ser engolido em alguns momentos por Emma e Grint, cujo romance velado rende momentos divertidíssimos.”



Não tirem o olho do @oclumencia faltando apenas 2 dias e algumas horas para a primeira parte do final épico! Obrigada, ScarPotter.



CRÍTICA: HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE 1



POR GUSTAVO MILLER



Após ouvir Ron comentar que passou a noite em um pub e assistir a uma cena – de alucinação – em que Harry e Hermione se beijam nus, o sétimo filme com os três aprendizes de bruxos de J.K. Rowling não deixa dúvidas: de infantil, Harry Potter não tem mais nada.



A primeira parte cinematográfica do último livro da saga, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, estreia nesta sexta-feira (19) no Brasil. Trata-se do longa mais adulto e sombrio até agora e, de todos, também pode ser considerado como o mais “difícil”.



“Harry Potter e as Relíquias da Morte” tem mais de duas horas de duração e emenda com o final do antecessor, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, que termina com a morte de Alvo Dumbledore, o que culmina na guerra entre Harry (Daniel Radcliffe), o escolhido, e Voldemort (Ralph Fiennes), o Lorde das Trevas, que ao lado dos Comensais da Morte tomará controle do ministério de magia e da própria escola de Hogwarts.



Porém, antes da batalha final, Harry precisa destruir a imortalidade de Voldemort com a captura das horcruxes, uma lista de objetos em que ele depositou sua alma com o passar dos anos. Durante essa busca, sempre escorado por Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), ele conhece um esquecido conto sobre as “relíquias da morte”, três poderosos objetos do mundo dos mortos: a capa da invisibilidade, a pedra da ressureição e a varinha de Sabugueiro – essa última almejada por Voldemort para matar Harry.



Trata-se da boa e velha dialética entre e o bem e o mal, mas com os ricos detalhes da história criada por Rowling, cujos filmes anteriores arrecadaram US$ 5,4 bilhões em todo o mundo.



Comparar aliás “Relíquias da Morte” com seus antecessores é ver a clara evolução que a série ganhou desde 1999. A trama, assim como os personagens, amadureceu e isso é refletido dentro do filme, não apenas superior aos outros esteticamente, mas também de roteiro e atuações. Nunca o trio de amigos esteve tão confortável em seus papéis e Radcliffe chega a ser engolido em alguns momentos por Emma e Grint, cujo romance velado rende momentos divertidíssimos.



Também é de se elogiar os efeitos especiais e as cenas de ação, principalmente a presente nos elétricos 15 minutos iniciais do filme. Para despistar os comensais, que estão atrás de Harry, vários de seus aliados tomam a poção mágica polissuco e se transformam em clones do bruxinho.



As cópias sobem em suas vassouras, enquanto o verdadeiro divide uma moto modelo sidecar com Hagrid (Robbie Coltrane). A perseguição que começa no céu e depois termina em uma via expressa é alucinante – é praticamente um “’Matrix’ juvenil”.



Uma pena que toda essa adrenalina visual dure poucos minutos. O que impera depois são momentos bucólicos com o trio principal, com cenas sempre de belíssima fotografia e que ficam muito tempo presas a um certo assunto sem desenvolvê-lo rapidamente.



Os fãs mais fervorosos vão elogiar a calmaria proposta pelo diretor David Yates e dizer que a escolha condiz com o clima do último livro, pois a sensação é que nada dele vai ficar de fora dos dois filmes.



Já quem conhece o universo dos bruxos e trouxas apenas pelo cinema irá achar essa nova adaptação tediosa e que a escolha por dividi-la em duas partes não passa de mais um truque mercadológico para lucrar com o bilionário universo de J.K. Rowling.

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